A compositora e musicista, Rafaele Andrade, trouxe para o POW Festival neste domingo (20) a palestra ‘Criando instrumento musical Knurl’ e apresentou o equipamento em uma performance. Ela também falou de onde surgiu a ideia para criar um instrumento autoral e detalhou que o equipamento foi criado em impressora 3D e com material PLA (Ácido Poliláctico – que é um bioplástico feito a partir de recursos naturais renováveis e também biodegradável) – “Eu senti muita falta de um design com o qual eu pudesse achar novas expressões musicais. Não só na maneira de tocar, mas no compor do som em si. Então o instrumento pensado e desenvolvido tem esse caráter, com ele eu posso fazer o design do som ao vivo. Isso é muito especial porque eu acabo entrando no mundo ‘introspectivo’ em que eu consigo compartilhar muitas coisas diferentes com a audiência”, explica.
Rafaele ainda comentou sobre o papel da mulher na música. “Então, existe o mercado do Brasil e acho que sendo mulher as vezes tem seus desafios, mas eu estou muito feliz de estar aqui e esse também é o resultado, mostrar meu projeto e ver que as pessoas estão interessadas”, contou.
A palestrante finalizou a apresentação com uma performance e falou sobre estar na segunda edição do POW Festival. “Acho muito interessante estar aqui. Eu sempre gosto de ver como as crianças reagem, as famílias também, porque com os pais eu acho legal que eles também percebem como as crianças interagem e acaba sendo uma experiência, quase um círculo: eu fico feliz, eles ficam felizes, tudo é bem recíproco”, comemorou a musicista.
Agenda
Data: 20 de outubro de 2024
Local: A Fábrica – R. Mariana Junqueira, 33 – Centro
Horário: das 10h às 21h
Ingressos gratuitos e programação: powfestival.com.br
Mais informações: @pow_festival
Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas.
Projeto: “POW Festival – 2ª Edição” é aprovado nas Leis de Incentivo Fiscal à Cultura – Federal: PRONAC Nº 238809 e Estadual: PROAC Nº 47101.