Público pode participar de simulações de voos, corrida e até combater ataques alienígenas no evento
Já pensou em pilotar um avião? E, quem sabe, lutar contra alienígenas que estão invadindo e atacando sua nave espacial? Pois tudo isso é possível durante as experiências oferecidas no POW Festival, que acontece neste final de semana, em Ribeirão Preto.
Utilizado por pilotos de avião em formação, o simulador de voo é uma das atrações e permite ao usuário ver, aprender e entender como é o funcionamento de um avião de verdade.
“O flight simulator é usado por aqueles que têm o desejo de se tornarem piloto de verdade e, durante este evento, por qualquer interessado nesta área”, explica Venâncio Betiol, um dos instrutores do simulador.
Para Enzo Lima, 12, pilotar um avião foi uma experiência única. “Foi muito legal e difícil ao mesmo tempo, principalmente por ser uma novidade para mim. A parte mais difícil foi alinhar com a pista, ter essa percepção de onde está o avião e o aeroporto para pousar”.
Há ainda o Race Xperience que oferece dois jogos para o público: um de corrida de carros e o outro de ataques alienígenas, onde os jogadores precisam defender uma invasão à uma nave espacial.
“Os dois simuladores trabalham com a realidade virtual e o motion, que é um sistema onde as cabines se mexem, proporciona uma imersão ainda mais completa das experiências”, explica Rodrigo Panassolo, fundador da Real Games BR, empresa responsável pelos jogos.
Luiz Melo, 32, se divertiu no simulador de corrida, que funciona com um jogo de mercado adaptado para a tecnologia do simulador projetado. “Foi uma experiência muito diferente e divertida demais. Nunca tinha usado óculos de realidade virtual e a tecnologia me impressionou muito. Me senti dentro do jogo”.
Realizado no Espaço A Fábrica, o festival também conta com uma Kombi Gamer, veículo customizado que coloca o jogador na pele de um piloto de corrida. O projeto, idealizado por Renato Teixeira, é o único no mundo neste formato, com um simulador profissional sobre rodas.
O veículo foi totalmente customizado, com cockpit, volante e pedal profissionais, além de uma tela de 4K e 55 polegadas. “Recebi a kombi como herança de um tio. Com o presente, veio a ideia de transformar o veículo em um novo negócio e concretizar meu desejo”, conta o empresário, que é apaixonado por games.
Durante o POW Festival, os participantes disputam para ver quem faz o melhor tempo ao longo do dia. Os três jogadores melhores colocados conquistam medalhas personalizadas e uma foto em um pódio montado exclusivamente para a experiência.
“Achei o projeto incrível. É um jogo de corrida dentro de um carro, então, a imersão é gigante. A minha experiência foi sensacional. O som, a mobilidade e a jogabilidade são incríveis”, destaca Vinícius Silva, que conquistou uma das medalhas no primeiro dia.