Os jovens Guilherme Lucca de Matos e Rafael Zimbaldi Gomes contaram como é possível usar a sustentabilidade para a inovação de forma criativa no POW Festival

Três jovens estudantes se uniram por um sonho: mostrar que é possível usar a sustentabilidade para a inovação de forma criativa. Através do Projeto ERA – Eterna Revolução da Alegria, os técnicos em Automação Industrial Guilherme Lucca de Matos, Rafael Zimbaldi Gomes e Diego Luiz Abreu Gonçalves criam brinquedos usando materiais recicláveis e muita tecnologia. No POW Festival, os amigos trouxeram um estande para mostrar ao público suas criações. Além disso, dois deles, Guilherme e Rafael, fizeram a palestra “Uma nova ERA de reciclagem”, na Sala Newduca, onde tiveram a oportunidade de apresentar o projeto e explicar que é possível dar vida nova ao que foi descartado.

Segundo eles, tudo começou com Guilherme. Desde criança, o rapaz tinha curiosidade com a reciclagem e, com a ajuda do seu pai, criava objetos aproveitando o que as pessoas consideram como “lixo”. Depois, Rafael se juntou ao amigo, trazendo a parte mais tecnológica, e em seguida foi a vez de Diego fechar o grupo.

“Para desenvolver o projeto, utilizamos diversos materiais descartados, como madeiras, plásticos, resíduos que encontramos na rua ou em casa. Com eles, criamos brinquedos interativos e demonstramos o potencial da automação”, detalhou Guilherme.

Criações

Uma das criações é o robô inteligente Guiion, produzido a partir de sucata e componentes sem uso. A invenção é controlada por voz e por comandos bluetooth. Os jovens também fizeram o Flimball, um arcade inspirado em um pinball. Ele é feito com restos de madeira e motores de janela automotivas. Já o Grua é um brinquedo que simula um guindaste feito com sucatas de moveis, que funciona com imãs que puxam tampinhas de metal.

“A gente precisa ‘escavar’ a nossa criatividade para reutilizar um objeto considerado pelos outros como lixo. Colocamos em prática o que conhecemos na teoria e conseguimos estabelecer um networking muito bacana em eventos, como aqui no POW. Queremos mostrar que a tecnologia pode ser usada no dia a dia em coisas pequenas”, ressaltou Guilherme.

Além disso, diversas empresas se mostraram interessadas nas invenções do Projeto ERA. Mas, segundo Rafael, o público-alvo deles são as crianças. “Queremos que elas entendam que é possível fazer muito com pouco e se interessem pela sustentabilidade através da reutilização. E muito além da tecnologia e da criatividade, o mais legal é a amizade e o amor que cultivamos através deste projeto. Queremos ver um mundo melhor, onde as crianças aprendem a reciclar e a reutilizar algo que era lixo”, complementa Rafael.

Agenda
Data: 20 de outubro de 2024
Local: A Fábrica – R. Mariana Junqueira, 33 – Centro
Horário: das 10h às 21h
Ingressos gratuitos e programação: powfestival.com.br
Mais informações: @pow_festival

Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas.
Projeto: “POW Festival – 2ª Edição” é aprovado nas Leis de Incentivo Fiscal à Cultura – Federal: PRONAC Nº 238809 e Estadual: PROAC Nº 47101.

mais POW news