Wesley Lima, fundador da Limash Sound Healing, apresentou a palestra “Consciência Sonora através da vivência de Sound Healing” na Sala Newduca, na manhã deste sábado, dia 19 de outubro, no POW Festival.
“O som tem grande influência em nossa vida. Ele tem a possibilidade de ajudar na cura de algumas doenças emocionais e mentais. Antigamente, a humanidade usava ervas e o som para recuperar a saúde. Agora, a ciência está retomando o uso do som no tratamento de doenças”, afirmou.
Segundo Lima, estudos científicos já comprovam a cura pelo som, ou pelo menos um retardamento do desenvolvimento, em diversas enfermidades, como fibromialgia, estresse, insônia, cardiopatias, demência e até câncer.
Além disso, ele detalhou como as ondas sonoras têm o poder de movimentar a água e, como o corpo human, que é composto por 70% do líquido, o som interfere nas nossas partes fisiológicas, psicológicas, cognitivas e comportamentais, de acordo com o palestrante.
Ondas cerebrais
Lima ainda explicou que existe um fenômeno científico chamado “entrainment”, que é o entrelaçamento entre as ondas sonoras e as ondas cerebrais. “Nós costumamos agir em uma faixa cerebral diferente, mas trocamos frequências cerebrais com o ambiente. Através do som, o Sound Healing nos proporciona um nível meditativo. Nos primeiros 15 a 25 minutos, o cérebro passa a sincronizar e as ondas sonoras e cerebrais ficam simétricas”, detalhou.
O palestrante também informou que as células humanas reagem aos estímulos externos. Por isso, é importante nos cercar de boas atitudes e sons leves para melhorar a saúde mental e garantir nosso bem-estar.
“Podemos mudar o som da nossa voz e da nossa consciência para eliminar o que pode trazer prejuízo para nossas células e nosso corpo. Saúde mental e bem-estar também se trata de vocês serem pessoas com autoconhecimento e conscientes do seu emocional, do que escutam e do som que emitem para as outras pessoas”, concluiu.
Experiência
Ao final da palestra, Lima convidou o público a viver uma nova experiência com o Sound Healing. Por cerca de 15 minutos, ele e sua equipe utilizaram instrumentos diferenciados, como o tambor oceânico e o didgeridoo australiano, para produzir sons de conforto, bem-estar e tranquilidade, demonstrando os efeitos positivos do Sound Healing.
Agenda
Data: 19 e 20 de outubro de 2024
Local: A Fábrica – R. Mariana Junqueira, 33 – Centro
Horário: das 10h às 21h
Ingressos gratuitos e programação: powfestival.com.br
Mais informações: @pow_festival
Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas.
Projeto: “POW Festival – 2ª Edição” é aprovado nas Leis de Incentivo Fiscal à Cultura – Federal: PRONAC Nº 238809 e Estadual: PROAC Nº 47101.


