Quem passar pelo POW Festival neste domingo, dia 10 de dezembro, poderá conhecer de perto o primeiro videogame do mundo, o Magnavox Odyssey, lançado em 1972. O item pertencente ao historiador e colecionador David Rayel se encontra em uma das exposições gratuitas dentro do evento, que conta com um rico acervo, repleto de consoles clássicos e modernos, jogos icônicos, acessórios, recursos interativos e curiosidades.
“É muito legal e divertido trazer para o POW Festival parte do nosso acervo de games, conseguimos reunir desde o primeiro da história até o último lançamento deste ano, que é o Playstation 5. O Magnavox Odyssey é um item bem peculiar da coleção. Na época, ele teve a comercialização de 200 mil unidades, mas pouquíssimas restaram hoje em dia”, comenta David Rayel, organizador da exposição.
O projeto “Meu Primeiro Video Game” convida o público para embarcar em uma verdadeira viagem no tempo, celebrando alguns dos momentos mais especiais da evolução dos videogames, desde suas origens até os dias atuais.
Os irmãos Felipe e Benjamim durante a exposição tiveram contato com videogames que conheciam apenas de nome, por ouvirem os pais contarem. “Eu gostei bastante, é muito diferente dos jogos de hoje em dia”, completou Benjamim, que tem apenas seis anos. Os dois se encantaram quando viram o Magnavox Odyssey. “
O POW Festival realizado no Instituto SEB – A Fábrica (Rua Mariana Junqueira, 33, Centro), continua neste domingo, dia 10, até às 21h, com entrada gratuita.